23 de mar. de 2010


Nosso secretário

Atendendo aos e-mails encaminhados ao blog, postamos breve curriculum do titular da Secretaria de Cultura do Município: Professor Sanderley Coêlho, historiador, radialista, cantor, compositor, com longo histórico no mundo dos festivais de música em todo o Nordeste; tendo participado e sido premiado na grande maioria em que concorreu, como 2º Lugar no XIV Festival de Música de Camocim-Ceará, 1º Lugar no I Festival de Inverno da Serra da Meruóca-Ceará, 1ºLugar no XVI Festival de Música Regional em Missão Velha-Ceará, Melhor Intérprete no XX Festival da Canção em Cajazeiras no Estado da Paraíba.

Participou do XXIX FEMPI - Festival de Música de Ibotirama na Bahia 1º Lugar 2006 e 2º Lugar 2007 no I e II FEMUB Festival de Música de Barbalha e 2º Lugar no Canta Cariri em Crato, Região do Cariri - Ceará, além de ter participado por duas vezes da Mostra SESC de Música Cearense.

No campo da Gestão Cultural participou do curso de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais pela UNIFOR em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, foi o coordenador da II Conferência Municipal da Cultura dia 30 de Outubro de 2009, assim como e participou da II Conferência Estadual do Ceará nos dias de 8 a 10 de Dezembro de 2009.

19 de mar. de 2010


Encontro Mestre dos Mundos reúne expoentes culturais em Limoeiro do Norte

O Vale do Jaguaribe cearense será, novamente, palco de um dos eventos mais importantes para as expressões culturais populares brasileiras e internacionais. De 17 a 20 de março de 2010, o município de Limoeiro do Norte, localizado a 198 quilômetros de Fortaleza, torna-se o centro das atenções dos amantes das culturas populares ao reunir cerca de 150 Mestres brasileiros e latino-americanos durante o V Encontro Mestres do Mundo.

Com o tema “Folias e Brincadeiras”, o evento irá promover diversas apresentações artísticas na Praça da Igreja Matriz, nos seus quatro dias de duração. Estão programadas ainda oficinas e seminários em outros equipamentos culturais da cidade.

Os Mestres das culturas populares se reunirão para trocas de experiências sobre seus saberes e fazeres, divididos em cinco categorias: Mestres das Mãos (artesãos, bordadeiras, gravadores, etc.); Mestres do Corpo (dança, teatro e performances tradicionais); Mestres do Sagrado (penitentes, rezadeiras, profetas da chuva, entre outros); Mestres do Som (músicos, instrumentistas, luthiers); e Mestres da Oralidade (contadores de história, poetas, cordelistas e repentistas).

A programação do evento acontece, diariamente, em três momentos distintos. As manhãs são dedicadas às Rodas de Mestres. No período da tarde, acontecem os Relatos de Experiência, onde são apresentadas as vivências dos Mestres, e as noites serão dedicadas às apresentações artísticas voltadas ao público.

O Encontro terá ainda outras atividades, como o Encontro Pedagógico de Educação Patrimonial, a Universidade dos Mestres, debates sobre a Ação Griô e outras apresentações artísticas.

Mestres da Cultura no Ceará

O Ceará é referência para os estados brasileiros no desenvolvimento de políticas de preservação e promoção do patrimônio imaterial, pela sua legislação dos Tesouros Vivos, que diploma Mestres e os premia com um salário mínimo mensal vitalício. O Estado possui agora 59 Mestres da Cultura e três Grupos diplomados e reconhecidos pela lei, de acordo com o Edital 2009. Os novos Mestres serão diplomados durante o V Encontro.

A iniciativa do V Encontro Mestres do Mundo é do Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e a Prefeitura de Limoeiro do Norte.


Com informações da Secult

12 de mar. de 2010

Secretaria tenta recursos para aquisição de obras de artistas cearenses

Na perspectiva de ampliar o número de obras literárias de escritores cearenses no município, o secretário de cultura Sanderley Coelho viaja à capital Fortaleza onde deverá se reunir com o titular da Secult, Auto Filho. Na capital, Sanderley Coelho vai tentar inserir o município de Barro num projeto criado pelo Estado e que deve resultar na aquisição de R$ 1 mi em livros não-didáticos de autores cearenses.

Conforme o secretário municipal, "grande parcela da sociedade local ainda não possui acesso a escritores do Ceará". Desta forma, explica o secretário, "participar de um projeto dessa natureza significa propiciar ao nosso povo novos conhecimentos e a certeza da presença do Ceará no contexto literário nacional".

O projeto do governo é audacioso. As obras serão selecionadas pelo Conselho Editorial de Autores Cearenses/CEAC, órgão de assessoria para análise e seleção de obras não-didáticas de autores cearenses, criado pelo Governo do Estado por meio do Decreto nº 29.979, cuja Presidência de Honra compete ao Ministro Ubiratan Aguiar.

Os editores interessados em submeter obras à apreciação da CEAC devem encaminhar, até o dia 31 de março, pelo menos, três exemplares dos títulos a serem analisados, juntamente com a proposta de venda dos mesmos, à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Av. Gal. Afonso Albuquerque Lima, s/n – Térreo / Setor: COPLA – A/C: Julianne Larens). O encaminhamento deve ser feito por meio de protocolo de abertura de processo/SPU, no setor de Protocolo desta SECULT.

Os autores cearenses que tiverem interesse em ter a sua obra analisada deverão fazê-lo por meio de sua editora. Não serão aceitas propostas de pessoas físicas, salvo em casos analisados como "de ordem maior" pelo Conselho Editorial de Autores Cearenses"!

Os livros começam a ser adquiridos pelo Estado à partir do dia 17 de abril desse ano. O objetivo é estimular a produção e valorização dos autores e editores radicados no Estado do Ceará, incrementando a produção editorial estadual, reconhecendo, fomentando e valorizando essa produção literária.

Confira os critérios que serão utilizados para aquisição das obras:

a) Qualidade artística e estética da obra;
b) Reconhecida relevância cultural;
c) Reconhecida qualidade textual, considerando, mutatis mutandis, sua conformidade à Gramática Normativa da Língua Portuguesa;
d) Qualidade editorial
e) Obediência às especificações MÍNIMAS abaixo:
I - Formato de capa: 14 x 21cm (não aceitas edições de bolso)
II - Papel do miolo: off-set 70 ou 75 g/cm³;
III - Capa em papel cartão supremo, ou similar, a partir da gramatura de 250 g/cm³, em brochura;
IV - Acabamento: costurado, colado com as devidas dobraduras e vincos, laminação e plastificação;
V - Corpo de fonte mínima – 11;
VI - Registro International Standard Book Number - ISBN;
VII - Ficha catalográfica.

3 de mar. de 2010

Inscrições para o Selo de Responsabilidade Cultural encerram no próximo dia 10

Incentivar as artes e as manifestações populares e investir em atividades culturais são ótimas maneiras de contribuir com o crescimento social de um povo e destacar o compromisso e a seriedade da empresa ou instituição que o faz. Apostando nisso, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), lança a edição 2009 do Selo de Responsabilidade Cultural. Até o dia 10 de março de 2010, empresas privadas, públicas e instituições, entre outras, podem se inscrever para concorrer ao Selo de Responsabilidade Cultural 2009, por suas ações desenvolvidas nas áreas de Patrimônio Material e Imaterial, Música, Literatura, Artes Cênicas, Artes Visuais e ações de Audiovisual.

São quatro as categorias do Selo de Responsabilidade Cultural: Empresarial Privada (pequeno, médio e grande faturamento), Empresarial Pública, Institucional e Governamental. Três outros selos também serão conferidos nas seguintes categorias: Diamante, Destaque Interior e Destaque Empreendedora.

Nesta edição a SECULT concederá ainda o Selo de Responsabilidade Cultural Apoiadora às empresas que obtiverem a partir de 70 pontos, inscrita em qualquer categoria.

Pioneirismo - O Governo do Estado do Ceará foi pioneiro no Brasil ao lançar o Selo em 2004, instituído pela Lei no. 13.426, de 30 de dezembro de 2003, com o fim de promover o reconhecimento público às pessoas jurídicas de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, que comprovadamente apóiem o desenvolvimento da cultural no Estado do Ceará. O Selo de Responsabilidade Cultural do Estado do Ceará é uma promoção da Secult e consultoria cultural da Ética Gestão e Desenvolvimento.