10 de set. de 2010


Secretaria da Cultura apresenta obra de Patativa do Assaré a professores municipais

Quem foi Patativa do Assaré? Qual sua contribuição para a ampliação e desenvolvimento da cultura cordelista nordestina e seu significado para o setor cultural cearense? Estas foram algumas das questões abordadas durante a palestra proferida por técnicos do projeto "Caminhão do Patativa" a professores da rede publica municipal, na manhã de ontem, no interior da Câmara de Vereadores do município.

O evento fez parte do cronograma de ações estabelecido pelo projeto durante sua passagem pelo município de Barro. Segundo os técnicos do projeto, além da importância da apresentação da obra de Patativa à população dos municípios atendidos pelo programa, desenvolver junto aos educadores destes mesmos municípios informações sobre a figura do poeta popular possibilita a transmissão destas mesmas informações ao alunado municipal e, a partir dai, a propagação da obra de Patativa e a ampliação de conhecimento quanto a beleza da poesia de cordel.

Além da discussão realizada junto aos educadores, houve, no período noturno, a segunda rodada de show´s e apresentações culturais na Praça Gregório Feitosa. O espetáculo teve inicio a partir das 19h00 e contou com a presença de diversas pessoas.

9 de set. de 2010


Show´s e apresentações marcam o primeiro dia do "Caminhão do Patativa" em Barro

Arte para todos os gostos. A chegada do "Caminhão do Patativa" - Patativa Encanta em todo Canto, atraiu bom público à Praça Gregório Feitosa na noite de ontem. No local apresentações culturais e muita diversão. A obra do mais celebrado poeta popular do Nordeste brasileiro, alvo de estudos acadêmicos em Universidades Européias e do Continente Norte Americano, foi contava em prosa e verso e mexeu com o imaginário de quem acompanhou, atentamente, as apresentações.

As crianças que ali estavam ouviam com atenção as histórias e, de olhos fixos, acompanhavam as apresentações e os show´s culturais. Sairam encantadas. O projeto, criado pelo Governo do Estado, através da Secult, tem como finalidade homenagear o centenário de nascimento do poeta caririense Patativa do Assaré.

Um caminhão preparado para tal finalidade percorre o interior do estado e, através de visitações as localidades, faz a exposição dos trabalhos do poeta popular. Há, também, abertura para apresentações de artistas locais, a exemplo do que ocorreu em Barro, quando alguns dos artistas locais tiveram a oportunidade de expor suas obras e trabalhos à população.

Logo mais a noite o "Caminhão do Patativa" volta a abrir sua boleia. Os interessados em mais uma noite de espetáculos devem se dirigir à Praça Gregório Feitosa a partir das 19h00.

3 de set. de 2010


Secretaria garante passagem do Caminhão do Patativa pelo município

Projeto criado pelo Governo do Estado, como forma de comemorar o centenário do poeta popular Patativa do Assaré, chega ao município de Barro no próximo dia 08. A conquista é fruto da peregrinação do secretário de cultura, Sanderley Coelho, ao gabinete do secretário estadual Auto Filho. No último encontro que teve com o titular da Secult, o secretário municipal manifestou interesse em ofertar a população do município o conhecimento em torno da obra de Patativa. Já naquela ocasião foi acertada a vinda do "Caminhão do Patativa" ao município.

O equipamento deverá ficar a disposição da população do município pelo período de dois dias. As apresentações acontecerão na Praça Gregório Feitosa. Haverá apresentação do Museu Vivo, shows culturais e apresentações de artistas da terra.

"Serão dois dias importantes para a cultura do nosso município. Além de apresentarmos a obra de Patativa, nossos artistas também poderão apresentar suas artes", concluiu o secretário.