17 de fev. de 2010

Biblioteca Pública precisa de maior acervo, diz secretário

Após visitar a Biblioteca Pública Crisantina Monteiro, o secretário municipal de Cultura, Sanderley Coelho expôs sua preocupação quanto a necessidade de se ampliar o acervo bibliotecário ali existente. Embora os livros dispostos apresentem qualidades indiscutivéis na manutenção do aprendizado local, há necessidade de melhorias e ampliação do acervo. "Temos bons livros. No entanto, é fácil perceber que obras de grandes escritores nacionais, bem como internacionais, das mais variadas temáticas, ainda não constam em nossas prateleiras", observou Sanderley Coelho.

Conforme o secretário, para que o problema seja solucionado uma parceria junto a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) será buscada. A idéia e apresentar a problemática ao secretário Auto Filho e, a partir dai, solicitar o encaminhamento de novas e modernas obras. "A Secult já possui um programa para ampliação de acervos junto as bibliotecas públicas nos municípios do interior do estado. Essa parceria será provocada e, tenho certeza, com o auxílio do Governo do Ceará, teremos a condição de apresentarmos um maior número de obras aos frequentadores da nossa biblioteca", finalizou.

10 de fev. de 2010

Secult lança projeto para aquisição de acervo e circulação de artes visuais

As artes visuais e os artistas cearenses ganham importante aliado na valorização e difusão da produção artística do setor no Estado. Diante da falta de costume e da dificuldade de acesso do público às exposições (dados de 2008 do IBGE revelam que 93,4% dos brasileiros jamais frequentaram alguma exposição de arte), a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) lançado segunda-feira, dia 8, o Projeto Barrica, que prevê aquisição de acervo de nossos artistas e a realização de mostras em diversas cidades do Estado.

A cerimônia aconteceu no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, contando com uma homenagem à Zé Tarcísio, aniversariante da data. O artista plástico entregou à Secult 225 peças de sua autoria, compradas pelo Governo do Estado do Ceará. As gravuras adquiridas são desenhos de rostos (transformados em serigrafias) que retratam o desespero dos “anos de chumbo” e a tortura que se alastrava pelo Brasil na época.

Durante a cerimônia, foram divulgados os critérios para a seleção dos artistas que terão a obra adquirida no projeto. De acordo com Carlos Macêdo, serão adquiridos acervos de fotografia, escultura, pintura, gravura, etc, de forma a possibilitar a realização de mostras simultâneas em várias cidades. "O projeto também visa incentivar que as prefeituras do interior criem suas pinacotecas", complementa.

Os artistas interessados em participar do projeto e que estiverem de acordo com os critérios estabelecidos pela Secult, devem encaminhar propostas para avaliação da comissão de seleção.

Barrica - O projeto leva o nome como era conhecido Clidenor Capibaribe, desenhista, pintor e ceramista da região do Cariri. Autodidata, Barrica iniciou-se nas artes plásticas em 1923, e foi um dos fundadores do Centro Cultural Cearense de Belas Artes, futura Sociedade Cearense de Artes Plásticas (S.C.A.P.)

Com informações da Secult - CE

8 de fev. de 2010

Secretaria vai realizar o mapeamento cultural do município

A Secretaria de Cultura do município quer saber quantos são, o que fazem e onde residem os "atores" do processo de reestruturação da cultura local. Para tanto, deverá ser iniciado, a partir desta semana, o processo de Mapeamento Cultural do Município de Barro. Sem prazo determinado para finalização, o mapeamento deverá resultar na descoberta das principais ações desenvolvidas pelos artistas do município, bem como favorecer a elaboração de políticas de apoio e desenvolvimento as ações de produção artístico-cultural local.

Conforme o titular da pasta, Sanderley Coelho, a secretaria já possui dados quanto a produção artesanal, funcionamento de grupos de teatro - tanto na sede como no interior do município, e uma relação contendo o nome de intérpretes e compositores das mais diferentes matizes musicais que ainda não recebem apoio para o desenvolvimento de suas obras e potencialidades. "Justamente pela ausência de apoio a estes talentos é que decidimos pela realização do mapeamento. A partir do momento em que detectarmos todos os agentes culturais, suas ações e necessidades, teremos a condição de estabelecermos o apoiamento tão necessário para que estes desenvolvam, com maior facilidade, seus projetos e obras", avalia o secretário.

O mapeamento, conforme Sanderley Coelho, também servirá para um direcionamento que a secretaria irá realizar, num segundo momento, junto aos artistas locais. A intenção é propiciar o conhecimento sobre a existência de editais lançados pela Secretaria Estadual da Cultura (Secult). "Conversei com o secretário Auto Filho e ele garantiu que neste ano vários editais serão lançados. Se tivermos a condição de inserirmos nossos artistas nestes editais, com certeza daremos a eles uma melhor condição de apoio e perspectiva de melhoria quanto as obras produzidas e as ações que eles desejam desenvolver ainda neste ano", explicou.

Para o desenvolvimento do Mapeamento Cultural do Município, a secretaria deverá contar com o apoio de outros órgãos ligados a gestão local. "Nós vamos solicitar, principalmente, o apoio das secretarias de Educação e de Saúde. A primeira por questões lógicas e a segunda pela aproximação que os agentes de saúde possuem com a população de todas as localidades do município. Com isso, além de conseguirmos abranger todo o município, economizamos recursos que poderão ser destinados à outras ações", explicou Sanderley Coelho.

5 de fev. de 2010

Secretaria de Cultura abre canal interativo com artistas do município através da Internet


A classe artística deste município já possui um equipamento capaz de estreitar o relacionamento entre os "atores" do processo de expansão cultural local e a Secretaria de Cultura de Barro. O titular da pasta, Sanderley Coelho, determinou a Assessoria Técnica do órgão que elaborasse estratégias para que as distâncias entre os "fazedores" da cultura e o órgão pudessem ser diminuídos. Em atendimento a determinação do secretário, campanhas publicitárias foram realizadas, através de Spot´s institucionais de 30 segundos, veiculados em emissora de rádio do município; reuniões foram programadas e uma série de ações foram colocadas em prática no sentido de atrair a classe artística e, a partir dai, inseri-la no processo de reestruturação da Cultura local.

As ações deram resultado. Porém, percebeu-se que grande parcela dos artistas locais deixaram de atender as convocações por um motivo um tanto quanto particular: a distancia entre a localidade em que residem e a sede do município. Por serem pessoas de baixa renda, muitos dos atores do processo de reestruturação não detinham de recursos para se deslocarem à sede do município em dias de reuniões e encontros.

"Ao percebermos essa realidade, optamos por uma estratégia barata, rápida e eficaz: o uso da Internet", disse o secretário. Ele explica que com a expansão da rede mundial, e com a facilidade em se adquirir um computador, mesmo aqueles que residem em comunidades mais distantes passarão a ter condições de acompanhar as ações da secretaria e as informações que serão postadas através do site construído especificamente para tal finalidade. "A idéia é diminuir as distâncias sem que haja necessidade de gastos de deslocamentos aos nossos parceiros. A Internet é um excelente instrumento neste sentido. A partir de agora, toda e qualquer ação da secretaria estará sendo levada ao conhecimento da nossa população e, principalmente, a classe artística local", avaliou.

Além do recebimento das informações, convocações e editais, os internautas também poderão realizar sugestões à secretaria, bem como, expor suas visões em relação as enquetes que serão postadas no novo equipamento. "Queremos que nossos artistas sejam parte integrada das nossas ações. O objetivo é fazer cultura pra todos e com a participação de todos os interessados neste processo de reestruturação", finalizou

Além do link acessível para postagem de comentários, o internauta também poderá acionar o "botão" para encaminhamento de e-mail eletrônico. Além disso, o e-mail pessoal do secretário também foi disponibilizado. Para o encaminhamento de mensagem pessoal, basta encaminhar sua sugestão ou critica para o seguinte endereço: sanderleycoelho@globo.com