8 de fev. de 2010

Secretaria vai realizar o mapeamento cultural do município

A Secretaria de Cultura do município quer saber quantos são, o que fazem e onde residem os "atores" do processo de reestruturação da cultura local. Para tanto, deverá ser iniciado, a partir desta semana, o processo de Mapeamento Cultural do Município de Barro. Sem prazo determinado para finalização, o mapeamento deverá resultar na descoberta das principais ações desenvolvidas pelos artistas do município, bem como favorecer a elaboração de políticas de apoio e desenvolvimento as ações de produção artístico-cultural local.

Conforme o titular da pasta, Sanderley Coelho, a secretaria já possui dados quanto a produção artesanal, funcionamento de grupos de teatro - tanto na sede como no interior do município, e uma relação contendo o nome de intérpretes e compositores das mais diferentes matizes musicais que ainda não recebem apoio para o desenvolvimento de suas obras e potencialidades. "Justamente pela ausência de apoio a estes talentos é que decidimos pela realização do mapeamento. A partir do momento em que detectarmos todos os agentes culturais, suas ações e necessidades, teremos a condição de estabelecermos o apoiamento tão necessário para que estes desenvolvam, com maior facilidade, seus projetos e obras", avalia o secretário.

O mapeamento, conforme Sanderley Coelho, também servirá para um direcionamento que a secretaria irá realizar, num segundo momento, junto aos artistas locais. A intenção é propiciar o conhecimento sobre a existência de editais lançados pela Secretaria Estadual da Cultura (Secult). "Conversei com o secretário Auto Filho e ele garantiu que neste ano vários editais serão lançados. Se tivermos a condição de inserirmos nossos artistas nestes editais, com certeza daremos a eles uma melhor condição de apoio e perspectiva de melhoria quanto as obras produzidas e as ações que eles desejam desenvolver ainda neste ano", explicou.

Para o desenvolvimento do Mapeamento Cultural do Município, a secretaria deverá contar com o apoio de outros órgãos ligados a gestão local. "Nós vamos solicitar, principalmente, o apoio das secretarias de Educação e de Saúde. A primeira por questões lógicas e a segunda pela aproximação que os agentes de saúde possuem com a população de todas as localidades do município. Com isso, além de conseguirmos abranger todo o município, economizamos recursos que poderão ser destinados à outras ações", explicou Sanderley Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião