Mais um elemento importante vem favorecer a produção de artes cênicas no Ceará. O Festival do Teatro Brasileiro – FTB levará a partir dessa semana 18 espetáculos cearenses para seis cidades de Minas Gerais e Espírito Santo. Trata-se do FTB – Cena Cearense, Etapas Minas Gerais e Espírito Santo. Uma ótima oportunidade para a divulgação do fazer artístico do estado. Um excelente mecanismo de troca e aprimoramento.
Espetáculos em teatro e dança compõem um panorama diversificado e representativo das várias vertentes das artes cênicas produzidas no Ceará. Assim, o FTB consolida a sua contribuição para a produção, difusão e intercâmbio cultural no Brasil. O FTB, que está em sua décima edição, conta com o patrocínio da Petrobras e o apoio do Ministério da Cultura / Governo Federal.
Ao todo, foram inscritas e avaliadas 69 propostas de espetáculos (teatro e dança), oriundos de sete cidades cearenses – Aquiraz, Arneiroz, Baturité, Horizonte, Juazeiro do Norte, Tabuleiro do Norte e Fortaleza. Entre 12 de abril a 02 de maio de 2010, os 18 selecionados se apresentam em importantes teatros, praças e outros espaços de uso público de Belo Horizonte, Betim e Sabará (em MG) e Vitória, Vila Velha e Serra (no ES), apresentando a Cena Cearense para o deleite dos mineiros e capixabas. Assim, o FTB mantém sua metodologia e firma seus objetivos essenciais: interatividade da produção e fruição artística ao longo do território nacional.
A curadoria da programação foi feita por Guilherme Filho, Sérgio Maggio e David Linhares e contemplou diferentes linguagens do teatro e da dança contemporânea, formando um mosaico diversificado das produções realizadas em artes cênicas atualmente no Ceará. Seis oficinas técnicas, ministradas por profissionais de destaque no Ceará também farão parte da programação do FTB, além de uma mostra de vídeo-dança e diversas atividades educativas voltadas para a Rede Pública de ensino, dos seis municípios envolvidos.